Um pequeno "norte" para Lanternas de LED

Seção para discussão sobre lanternas que utilizem LEDs
Avatar do usuário
Chico
Flashaholic
Mensagens: 105
Registrado em: 06 Mar 2015, 10:01
Localização: Fortaleza - Ceará

Um pequeno "norte" para Lanternas de LED

Mensagempor Chico » 05 Jul 2017, 15:17

Embora existam várias comunidades inteiras de lanternas, como o Budget Light Forum e o Candle Power Forums, a maioria das pessoas não entende a tecnologia LED mais nova e muitas pessoas mais velhas ainda se lembram dos modelos incandescentes com pilhas alcalinas velhas.

Hoje em dia, várias empresas aproveitam esta falta de conhecimento das pessoas para aplicar golpes e tentar vender produto de péssima qualidade, veja o exemplo da Lanterna X900, pois as empresas perceberam que a maioria das pessoas não entendem até que ponto as lanternas LED e a tecnologia de iluminação em geral evoluíram e conseguem iludi-las. A tecnologia percorreu um longo caminho nos últimos 5 anos. Os modernos LEDs Cree são uma combinação poderosa quando emparelhados com baterias de íon de lítio e os projetos mais novos estão ficando cada vez melhores para apertar esse tipo de desempenho a partir de formatos comuns de bateria, como AA e AAA, especialmente com células múltiplas.

O objetivo deste artigo é ajudar o iniciante a entender modernas lanternas LED e ter conhecimento suficiente para fazer uma escolha correta.
Fonte: Internet, Facebook Lanternas Táticas e Forum Lanternas Táticas.

Cenário da Indústria

A maioria das lanternas modernas são construídas na China. Existem muitos fabricantes que gostam de dar a aparência de que suas lanternas são feitas em algum lugar além da China, mas há poucas empresas que produzem esses produtos.

Surefire é uma dessas empresas que fabricam seus produtos nos EUA e também são usadas por muitas forças militares e policiais em todo o mundo. Eles têm uma reputação de qualidade, mas eles também têm uma reputação de usar projetos mais velhos, mais conservadores e por ser um pouco caro. É verdade que muitos dos fabricantes chineses se especializam em modelos ultra-baratos, embora mesmo esses modelos tenham um seguimento. Mas as maiores marcas chinesas como Olight, Nitecore, Jetbeam e outros são consideradas pela maioria dos entusiastas como as lanternas superiores, especialmente pelo dinheiro. Isso se deve principalmente à constante inovação que essas enormes fábricas chinesas precisam fazer para competir com cada uma de outros.

Então, a primeira coisa a entender sobre lanternas é que eles são basicamente todas feitas na China. Novamente, eles são bons produtos, mas a maior parte da inovação vem do exterior, e a maioria dos entusiastas da lanterna fazem seus próprios produtos ou compram produtos chineses.

Sobre o emissor de luz (LED)
O emissor LED está no coração de cada lanterna moderna. Era o que as pessoas idosas costumavam chamar de "lâmpada" ou "foquito" da lanterna. Existem muitos produtores de emissores LED, mas a maioria das pessoas considera que Cree é o melhor produtor de emissores LED para lanternas. E nisso reside a ironia: todas essas marcas chinesas precisam importar seus LEDs dos EUA, porque Cree é uma empresa dos EUA. Nos últimos meses, os chineses estão melhorando na fabricação de LED falsos de Cree, então o cenário se torna mais complicado para o setor de orçamento. As lanternas chinesas de marca de nome geralmente terão LED genuínos, no entanto há a segunda ironia: as falsificações chinesas prejudicam os fabricantes chineses legítimos.

Marca | Modelo | Tamanho | Nota
Cree XM-L - Grande. Potente. (geração anterior);
Cree XM-L2 - Grande. Potente (geração atual);
Cree XP-G - Saída média.(geração anterior);
Cree XP-G2 - Médio Bom rendimento, muito eficiente.(geração atual);
Cree XP-E - Pequeno. Bom alcance (distância) (duas gerações atrás);
Cree XP-E2 - Pequeno. Bom alcance (distância)(geração atual);
Cree XP-L - Enorme. Muito potente. (geração atual).

Bateria / Power
A tecnologia LED está atualmente muito à frente da tecnologia da bateria, mesmo com baterias de iões de lítio de alta tecnologia que alimentam nossos telefones, tablets e outros produtos eletrônicos. Nenhum desses dispositivos se aproxima do poder que uma lanterna LED (ou grupo de LEDs) especialmente ao longo do tempo.

Devido a esse fato, as lanternas que podem usam apenas uma única AA ou AAA não são tão potentes quanto uma que leve mais de uma célula de íon de lítio.

A coisa sobre as células de íon de lítio não é tanto quanto elas têm mais poder do que suas primas comuns, como NiMH e alcalinas é mais que elas podem sustentar um maior corrente, dando mais poder ao LED. Isso significa que a maior produção será quase sempre com íon de lítio, embora algumas das lanternas 4xAA sejam muito boas.

Baterias comuns de lanterna:
Formato | Química | Capacidade | Recarregável? | Contém carga
AAA Alcalina Baixa Não há 5 anos
AAA lítio Baixa Não há 10 anos
AAA NiMH Baixa Sim 6 meses
AAA NIMH LSD Baixa Sim 5 anos
AAA lítio Baixo Sim 6 meses
AA Alcalina Médio Não 5 anos
AA lítio Médio Não 10 years
AA NiMH Médio Sim 6 meses
AA NiMH LSD Médio Sim 5 anos
AA lítio Médio Sim 6 meses
18350 lítio Grande Sim 6 meses
18650 lítio Grande Sim 6 meses
2650 lítio Enorme Sim 6 meses

Células de íon de lítio: Protegida vs Não protegidas:
As células de íon de lítio podem ser perigosas se não forem tomadas precauções para evitar o superaquecimento. Existem células de íon de lítio "protegidas" e células de iões de lítio que não estão protegidas. As células de boa qualidade possuem proteção contra sobrecorrente e proteção contra superaquecimento. As células sem proteção são inseguras e podem causar incêndios

As novas baterias de alta tecnologia em lanternas à base de LED podem exigir um pouco mais de conhecimento do que as antigas lanternas à base de bulbos incandescentes com baterias alcalinas ou de carbono e zinco. Com os tipos antigos de lanternas, você correu até as baterias estarem tão mortas que a lanterna não poderia mais produzir luz em um nível utilizável. Claro, essas eram baterias descartáveis. Os tipos de bateria mais recentes não podem ser usados ​​da mesma maneira. Anteriormente, foi afirmado que a saída de uma lanterna LED poderia cair rapidamente à medida que as baterias se descarregavam. Isso ocorria porque as baterias já não tinham tensão suficiente para superar a tensão direta do LED. Às vezes, há um outro motivo pelo qual a saída da luz irá cair abruptamente. As células de íon de lítio "protegidas", com efeito, desconectarão os terminais da célula de íon de lítio real. Isso evita que eles se danifiquem por descarga profunda.

IMG_7487.JPG
IMG_7487.JPG (97.55 KiB) Visto 2592 vezes

Thrunite-Ti4-and-MT06.jpg
Thrunite-Ti4-and-MT06.jpg (102.06 KiB) Visto 2592 vezes


Interface de usuário

A maioria das lanternas tem um botão interruptor "click" no botão traseiro (tailcap) da unidade, outros modelos utilizam o 'tailcap" para fazer o "twist" e acionar a lanterna (on/off) ou as vezes até selecionar a potência da mesma, algumas, tem uma interface ate mais complicada e requintada com um ou dois interruptores eletrônicos no lado da unidade, e alguns também têm interruptores eletrônicos de duas posições, algumas lanternas também podem ter anéis de controle onde você pode torcer para ajustar o brilho. Há uma grande variedade no mercado.

Seja qual for a interface do usuário, o objetivo é permitir que você circule entre os vários modos de brilho, bem como modos que a lanterna oferece.

IMG_8799.JPG
IMG_8799.JPG (62.88 KiB) Visto 2592 vezes

lumintop-tool-tail-closeup-2.jpg
lumintop-tool-tail-closeup-2.jpg (30.36 KiB) Visto 2592 vezes

IMG_9781.JPG
IMG_9781.JPG (15.03 KiB) Visto 2592 vezes


Tipos de Switch (interruptor)
* Switch tático
Um interruptor mecânico momentâneo. Também chamado de "clique direto" porque você pode ativar a lanterna sem clicar nele e ter que desmarcá-la. A luz aparece enquanto você pressiona ligeiramente o botão, ou você pode pressioná-lo todo o tempo e engatar o interruptor. As lanternas com um clique direto geralmente terão uma segunda opção para mudar os modos, pois é um pouco incômodo ter que selecionar um modo antes de ativar o interruptor.

*Switch reverso
Também chamado de "clique reverso" porque você precisa ativar totalmente a chave para a luz sair. E para desligar a luz, você deve ativar completamente o interruptor novamente. As lanternas com uma interface de usuário simples geralmente usam cliques reversos, porque um clique completo desliga a luz, onde um meio-click circula entre os modos. É mais simples e intuitivo, embora você perca a vantagem do interruptor para a frente.

*Switch Eletrônico
Este é um tipo diferente de switch normalmente encontrado em telefones, câmeras e controladores de jogos. Como esses tipos de interruptores não são realmente mecânicos, eles podem fazer um grande número de ciclos - até cerca de um milhão - antes que eles se desgastem. Algumas lanternas terão mesmo mais de uma chave eletrônica para dar uma experiência de usuário mais rica. Portanto, geralmente é uma mudança muito mais robusta.

Modos da lanterna
Os recursos de modo e os níveis de potência geralmente farão a lanterna para você. É algo individual, todo mundo tem o seu gosto e sua necessidade, por isso vale a pena fazer sua pesquisa e escolher com isso é mais útil para você usar.

*Moolight
Geralmente um modo moonlight é visível para os olhos e só pode ser visto com visão ajustada a escuridão. Muito útil para verificar crianças doentes sem acordá-las e em situações de sobrevivência onde você pode obter tempos de execução extremos com este modo.

*Low
O modo de saída mais baixo da lanterna, específico para a marca / modelo da lanterna.

*Médio
Uma boa lanterna terá um bom "espaçamento de modo" entre os modos de saída, portanto, este modo específico da lanterna é geralmente o modo mais importante, uma vez que cai entre os outros modos.

*Forte
Este modo é normalmente o modo de saída mais forte que a lanterna pode sustentar. A maioria das lanternas de ponta disparam por cerca de uma hora em alta. Existem outros fatores, como o calor que contribuem para a quantidade de tempo no modo forte.

*Turbo
Algumas lanternas modernas podem fornecer temporariamente uma saída ridícula por um certo período de tempo. Muitas lanternas só lhe darão cerca de 5 minutos de turbo antes que a unidade desligue com base no tempo, no calor ou no dreno da bateria.

*Strobe
É um modo muito polêmico. Existem os que gostam e os que odeiam. O que acham que é tático e o que não o acham. Algumas lanternas, mesmo as super-baratas, têm um modo estroboscópico que só posso descrever como indução de epilepsia. Às vezes chamado de "estroboscópico tático" e outros nomes, é sempre o mesmo efeito. Algumas das lanternas táticas táticas mais altas podem realmente variar a freqüência para tornar o efeito mais desorientador, esses modos são sobrevalorizados para uma situação de auto-defesa. Na melhor das hipóteses, acho que poderia dar-lhe um segundo, o que poderia ser enorme, mas você não vai subjugar seu atacante com uma lanterna - além de talvez acertá-lo com ele.

*S.O.S
É a sequência de código Morse universal para "Ajuda". Primeiras versões das versões chinesas baratas realmente produzem SOO em vez de SOS no código Morse. Pessoalmente, considero este um modo sem valor.

*Beacon
Feito à direita, beacon é um modo genuinamente útil para a sobrevivência. É basicamente um pulso periódico, projetado para ser fácil de ver a distância, mas também projetado para conservar a vida da bateria e prolongar o farol. Este outro modo potencialmente oculto ou programável.


Carry Clips

IMG_6298.JPG
IMG_6298.JPG (33.7 KiB) Visto 2592 vezes


Algumas lanternas vêm com clipes em anexo, permitindo que você prenda facilmente a lanterna na sua mochila, bolsa ou bolso. Clips onde toda a lanterna se desloca no seu bolso são chamados de grampos "profundos" e são o método preferido de levar uma lanterna pelos entusiastas.

Lanyards / Fiél
Algumas pessoas carregam suas lanternas com corda ou paracord amarrado a um buraco na cauda da lanterna, e isso é chamado de lanyard ou fiel. Algumas pessoas fazem cordões muito artísticos e complexos apenas de amarrar o Paracord de uma certa maneira. Há uma certa cultura hoje em dia na arte de fazer os lanyard para seus equipamentos, especialmente no mundo EDC (everydaycarry).

Flood & Throw
Quando o raio de uma lanterna é estreito, com um pequeno "hotspot" é dito ter "throw" que se refere à distância que você pode ver com essa lanterna. Fatores de saída no lançamento, mas geralmente é uma combinação do tamanho do LED e do tamanho do refletor, e é por isso que LEDs de grande tamanho como o XM-L2 podem projetar luz perto de uma milha por ter um grande refletor, mas ainda assim tem uma saída de flutuação em luzes compactas. Quando uma lanterna apenas coloca uma parede de luz, é dito que tem "flood", que geralmente é mais útil para todas as tarefas de transporte diário (EDC), como olhar sob o capô de um carro ou um quarto escuro. Muitos modelos de lanterna têm um equilíbrio de throw e flood, dando-lhe o melhor dos dois mundos.

Se você quer flood ou throw depende de suas necessidades e quanto você está disposto para gastar. Algumas lanternas por terem um forte "flood" podem produzir uma quantidade razoável de "throw' apenas através por força pura e bruta.

Circuito
O circuito eletrônico de uma lanterna está sob o capô - nos bastidores onde você não pode vê-lo. Alguns dos circuitos de extremidade superior possuem saída regulada de corrente que lhe dará um brilho constante enquanto você tiver a energia da bateria.Alguns circuitos mais baratos escapam e usam PWM de baixa freqüência que regulam a saída piscando a luz em alta, quase como um modo estroboscópico.
"Uma boa lanterna sempre é melhor que uma lanterna mais potente!"

erickonitz
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Jul 2016, 11:38

Re: Um pequeno "norte" para Lanternas de LED

Mensagempor erickonitz » 05 Jul 2017, 19:47

Excelente!

Avatar do usuário
Dioni
Flashaholic
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:54
Localização: Passo Fundo-RS
Contato:

Re: Um pequeno "norte" para Lanternas de LED

Mensagempor Dioni » 19 Nov 2017, 14:04

Wow... muito bom!!!!

Avatar do usuário
Python
Flashaholic
Mensagens: 141
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:52
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Um pequeno "norte" para Lanternas de LED

Mensagempor Python » 20 Nov 2017, 07:31

Show!!!
Site para compras ou encomendas:
Vídeos sobre lanternas: https://www.youtube.com/playlist?list=P ... iS5N6DNzIw


Voltar para “LED”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron