Sobre as baterias 18650 de notebook. Foi uma carrada de tópicos upados sobre baterias de notebook.
Vamos a algumas considerações:
1- lanterna é um dispositivo ELETRO/ELETRÔNICO e isso INCLUI UMA FONTE DE ENERGIA. Ou seja, quando vc compra uma lanterna, não pense só em lumens!! Pense que vc tb precisa de uma fonte de energia (bateria) pra sua lanterna. A confiabilidade do funcionamento dela e o runtime estão diretamente ligados à bateria.
2- bateria de lítio (Lithum) e Íons de lítio (Li-ion) são produtos PERIGOSOS!!!! Existem outras químicas seguras, como Ni-Cad, Ni-Mh, IMR etc.
3- isso é tão notório que as Li-ions estão até com restrição de serem transportadas em aeronaves. Não sou eu quem diz. O mundo já sabe!!!!
4- essa baterias, de tão perigosas, possuem uma PROTEÇÃO (PCB) que protege a bateria caso ela sofra uma alta descarga ou um curto circuito.
5- se vc encontra baterias desprotegidas a venda, NÃO significa que vc pode sair por aí tacando uma na sua lanterna. As fábricas de baterias fabricam as células!!! A proteção é colocada por outras empresas de acordo com o dispositivo que ela vai alimentar.
6- os notebook são uns desses dispositivos alimentados por bateria de de íons de lítio. Porém, DIFERENTEMENTE das lanternas, os notebooks tem um dispositivo próprio de segurança para a carga e descarga das baterias. Por isso ele usa baterias desprotegidas!!! As lanternas não tem isso!!!!
7- estamos em 2016 e a Samsung (grande fabricante de baterias e aparelhos eletrônicos ) lançou o celular Note 7 com um problema de bateria (elas explodam). Vários casos já ocorreram. Vejam, Mesmo em um dispositivo altamente tecnológico!!!
8- Escolher usar uma bateria de um notebook (geralmente já com vida útil desgastada) pra desmontar e usar as células DESPROTEGIDAS na sua lanterna, PRA MIM parece de longe uma atitude nada sensata.
9- mesmo que vc queira instalar um PCB na sua bateria, não seria nada muito simples e necessitaria conhecimento técnico e isso despenderia mais um gasto.
10- Se a ideia fosse tão vantajosa, simplesmente não haveriam mais baterias pra serem usadas em lanternas. Bastaria qualquer amigo com um note velho, pra desmanchar uma bateria e extrair cerca de meia dúzia de baterias para os amigos.
11- Por fim, uma reflexão. Ja estamos no hobby no Brasil há mais de década, já vimos casos impensáveis de baterias explodindo, até mesmo as protegida e de marca. A pergunta é: quantas baterias precisam explodir dentro da sua casa pra vc entender que isso é perigoso? Na minha nenhuma
Abraços e bom final de semana.