Sobre o uso baterias de notebook

Seção para discussão sobre carregadores e baterias
Avatar do usuário
Dioni
Flashaholic
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:54
Localização: Passo Fundo-RS
Contato:

Sobre o uso baterias de notebook

Mensagempor Dioni » 20 Dez 2016, 14:57

Sobre as baterias 18650 de notebook. Foi uma carrada de tópicos upados sobre baterias de notebook.

Vamos a algumas considerações:

1- lanterna é um dispositivo ELETRO/ELETRÔNICO e isso INCLUI UMA FONTE DE ENERGIA. Ou seja, quando vc compra uma lanterna, não pense só em lumens!! Pense que vc tb precisa de uma fonte de energia (bateria) pra sua lanterna. A confiabilidade do funcionamento dela e o runtime estão diretamente ligados à bateria.

2- bateria de lítio (Lithum) e Íons de lítio (Li-ion) são produtos PERIGOSOS!!!! Existem outras químicas seguras, como Ni-Cad, Ni-Mh, IMR etc.

3- isso é tão notório que as Li-ions estão até com restrição de serem transportadas em aeronaves. Não sou eu quem diz. O mundo já sabe!!!!

4- essa baterias, de tão perigosas, possuem uma PROTEÇÃO (PCB) que protege a bateria caso ela sofra uma alta descarga ou um curto circuito.

5- se vc encontra baterias desprotegidas a venda, NÃO significa que vc pode sair por aí tacando uma na sua lanterna. As fábricas de baterias fabricam as células!!! A proteção é colocada por outras empresas de acordo com o dispositivo que ela vai alimentar.

6- os notebook são uns desses dispositivos alimentados por bateria de de íons de lítio. Porém, DIFERENTEMENTE das lanternas, os notebooks tem um dispositivo próprio de segurança para a carga e descarga das baterias. Por isso ele usa baterias desprotegidas!!! As lanternas não tem isso!!!!

7- estamos em 2016 e a Samsung (grande fabricante de baterias e aparelhos eletrônicos ) lançou o celular Note 7 com um problema de bateria (elas explodam). Vários casos já ocorreram. Vejam, Mesmo em um dispositivo altamente tecnológico!!!

8- Escolher usar uma bateria de um notebook (geralmente já com vida útil desgastada) pra desmontar e usar as células DESPROTEGIDAS na sua lanterna, PRA MIM parece de longe uma atitude nada sensata.

9- mesmo que vc queira instalar um PCB na sua bateria, não seria nada muito simples e necessitaria conhecimento técnico e isso despenderia mais um gasto.

10- Se a ideia fosse tão vantajosa, simplesmente não haveriam mais baterias pra serem usadas em lanternas. Bastaria qualquer amigo com um note velho, pra desmanchar uma bateria e extrair cerca de meia dúzia de baterias para os amigos.

11- Por fim, uma reflexão. Ja estamos no hobby no Brasil há mais de década, já vimos casos impensáveis de baterias explodindo, até mesmo as protegida e de marca. A pergunta é: quantas baterias precisam explodir dentro da sua casa pra vc entender que isso é perigoso? Na minha nenhuma

Abraços e bom final de semana.

Avatar do usuário
Python
Flashaholic
Mensagens: 141
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:52
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Sobre o uso baterias de notebook

Mensagempor Python » 20 Dez 2016, 20:34

Boa !!!
Site para compras ou encomendas:
Vídeos sobre lanternas: https://www.youtube.com/playlist?list=P ... iS5N6DNzIw

Avatar do usuário
Python
Flashaholic
Mensagens: 141
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:52
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Sobre o uso baterias de notebook

Mensagempor Python » 17 Nov 2017, 02:33

Bom, como sempre aparece mais comentários sobre o tema, vou acrescentar o que escrevi lá no FB do LT. Copiar e colar mesmo:

' E lá vamos nós de novo...

Sobre a sobredescarga da bateria, tem muita lanterna mesmo que controla isso. Surefire , Streamlight e outras que usam CR123 nativamente vão usar a bateria até o fim dependendo do modelo, pois, foram feitas para isso. A fato de usar CR123, que tem várias vantagens, e desvantagens, em relação às 18650 e demais li ion. Questão de foco do produto/mercado. Mas eu vejo outras coisas aí. Não é a questão só da lanterna, estamos falando da bateria, certo? E No Brasil temos o uso maciço de li ion.

Quando pensamos em equipamentos, temos de imaginar todos os tipos de usuários. Todos. Aqueles que só tiram o produto da embalagem e usam. E nunca leem o manual. Mesmo o manual tendo várias instruções, muitos nem dão bola para isso. Vejo pelo acesso aos manuais que traduzi, ninguém baixa e lê. E o do F1 contém várias dicas.

Descuidos e acidentes acontecem. E é para isso que servem a proteção das baterias em nosso hobby, para ajudar o usuário. Não é só para ajudar a bateria, é para ajudar o usuário. E mesmo com pessoas experientes podem ocorrer acidentes.
Ou estou errado?

Exemplo: a pessoa tem uma criança em casa e esta joga algo em cima da bateria, e gera um curto. Sem a proteção o que vai acontecer? Explode a coisa toda. Vale o risco?

Outra, imagine algum conhecido operando seu equipamento, este simplesmente vai pegar a bateria sem muito cuidado. De repente faz algo que gere um curto e de novo, teremos os problemas.

E não é só o curto da bateria. Continuando...

O Fivemega já levantou essa questão lá no CPF e ele mesmo disse que só usa desprotegida quando é necessário. Uma pessoa como ele dizendo isso, é algo para se pensar. Ele é um dos que manjam mais que todos aqui juntos.

As pessoas mais experientes e com mais vivência no hobby sempre recomendam baterias protegidas. Aqui sempre recomendaremos baterias protegidas.

No fim , quem decide é o usuário, ele assume o risco. Não tem jeito. Mas vejam o que a própria Fênix diz no site dela:

'IN SUMMARY: Users must decide whether they prefer protected cells which are safer to operate or accept the bigger responsibility and danger associated with unprotected cells. Most battery specialists will recommend you always use protected batteries.'

https://www.fenix-store.com/blog/what-i ... batteries/
Site para compras ou encomendas:
Vídeos sobre lanternas: https://www.youtube.com/playlist?list=P ... iS5N6DNzIw


Voltar para “Carregadores e baterias”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron